quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

As alunas Júlia Cristina Melo de Jesus e Camila Otorino Araújo, ambas da escola Dr. Adalton Santos (Ex-Polivalente)


Jomar Ferreira Ramos Junior, da escola Tito dos Santos Neves

A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) acaba de divulgar o resultado da 2ª Fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Três alunos da Rede Municipal de Ensino de Nova Venécia foram premiados com menção honrosa: no nível 1, Julia Cristina Melo de Jesus, da escola Adalton Santos e Jomar Ferreira Ramos Júnior, da escola Tito dos Santos Neves. No nível 2, a agraciada foi Camila Otorino Araujo, também da escola Adalton Santos.
Cada um deles receberá um certificado de Menção Honrosa atestando a ótima participação na 2ª fase da Olimpíada. Os alunos venecianos competiram com estudantes das escolas públicas de todo o Brasil.
A OMBMEP conta com duas fases. A primeira foi aberta a todos os alunos e aconteceu no dia 8 de junho deste ano nas escolas. A segunda fase aconteceu no mês de setembro e dela participaram 5% dos alunos inscritos de cada escola, sendo classificados os de maiores notas na 1° fase. A Secretaria de Educação de Nova Venécia aproveita a oportunidade para parabenizar os alunos, professores, coordenadores, supervisores, diretores e demais funcionários que contribuiram e participaram da realização desta olimpíada.
O que é? - As Olimpíadas de Matemática, nos moldes atuais, são disputadas desde 1894, quando foram organizadas competições na Hungria.Com o passar dos anos, competições similares foram se espalhado pelo leste europeu, culminando, em 1959, com a organização da I Olimpíada Internacional de Matemática, na Romênia, com a participação de países daquela região.
A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) organizou em 1979 a I Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Ao longo destes anos, a OBM passou por diversas mudanças em seu formato, mantendo a ideia central que é a de estimular o estudo da Matemática pelos alunos, desenvolver e aperfeiçoar a capacitação dos professores, influenciar na melhoria do ensino, além de descobrir jovens talentos.
Dentre os premiados são selecionados aqueles que formam as equipes brasileiras na Olimpíada do Cone Sul (4 estudantes, com até 16 anos); na Olimpíada Internacional de Matemática (6 estudantes do ensino médio, com até 19 anos); na Olimpíada Iberoamericana (4 estudantes, com até 18 anos) e na Competição Internacional de Matemática (universitários). Estas competições são realizadas anualmente, sempre em um país diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário