sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Nova Venécia terá 70% do esgoto tratado em 2016



Obras tiveram inicio na Rua das flores


Assessoria de Comunicação- A comunidade veneciana está recebendo uma das mais esperadas obras que vai melhorar significativamente a qualidade de vida da população. A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) já deu início à execução das obras e serviços relativos à complementação do sistema de esgotamento sanitário do município.

Na tarde da última quinta-feira, 28, o Prefeito de Nova Venécia, Wilson Japonês, esteve junto com o presidente da Companhia, Paulo Ruy Valim Carnelli, nos locais onde estão sendo construídas as primeiras galerias.

Neste primeiro momento as obras estão acontecendo no centro da cidade, com início na Rua Eliseu Caliman (Rua das Flores), Rua da Pedra, Avenida Vitória, Rua Muqui, Rua Nova Almeida, Travessa Waldemar Oliveira e Rua Muniz. Na próxima fase, serão beneficiados os moradores do Bairro Bonfim onde será feita a complementação da rede que já existe no local, compreendendo as ruas; Maria Angelina Frangini, Cezar Cunha e Maria Leite Theodoro.

Após a conclusão dessas duas etapas, todos os imóveis situados nessas localidades terão o esgoto totalmente tratado antes de serem despejados no Rio Cricaré; principal receptor dos esgotos sanitários gerados em Nova Venécia. Depois as obras continuam em outras partes da cidade. O projeto é de longo prazo e a previsão é de que no ano de 2016, 70% das casas recebam o tratamento do esgoto sanitário.

A empresa responsável pelos serviços, Construtora Rodoviária União Ltda, vai utilizar 22 mil metros de rede, oito elevatórias do tipo poço úmido, oito linhas de recalque e ainda fará 2.640 ligações domiciliares nesta fase.

De acordo com a Engenheira Civil responsável pelos serviços, Diênifer Calegari Leopoldino, a obra trará inúmeros benefícios para a população. “Sabemos que a água é um dos recursos naturais mais utilizados pelo homem, não só para cumprir suas necessidades metabólicas, mas também para diversos outros fins. De fato, o suprimento de água em quantidade e qualidade adequadas a uma cidade é decisivo para o controle e prevenção de doenças, para a garantia do conforto e para o desenvolvimento sócio-econômico”, completa.

Um dos maiores fatores de degradação da qualidade da água é justamente a poluição resultante do lançamento dos esgotos sanitários coletados nos rios, o que justifica a necessidade do tratamento desses esgotos, de modo a reduzir a carga poluidora antes de sua disposição final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário